Por que a mobília soviética era mais sólida que a moderna

É impossível não notar o quão significativamente a qualidade do mobiliário moderno começou a diferir, em particular, a sua vida útil. Se um gabinete fabricado nos dias de nossas avós ainda pode manter a funcionalidade, os modelos modernos já se desgastam nos primeiros 10 anos de operação.

Breve informação sobre mobília dos tempos da URSS

Falando sobre o período soviético de produção de móveis, vale a pena dividi-lo em dois segmentos:

  • A primeira é a era pré-guerra, quando esta indústria era tão pouco desenvolvida que eles usavam principalmente o que foi criado na era czarista. As únicas coisas que foram feitas para as necessidades dos cidadãos eram camas blindadas e conjuntos de cozinha simples, representados por bancos e armários simples.
  • O segundo período é o período pós-guerra. Aqui o estado decidiu que era hora de pensar nas necessidades da população comum. No período dos anos 50 aos anos 70, começou a produção em massa de todos os tipos de móveis. Mas isso foi tão mal que a aparência era simplesmente aterrorizante. Elementos mais ou menos decentes do fone de ouvido foram feitos nos países bálticos. Já nos anos 50 e 60, era possível comprar gabinetes de madeira cobertos com uma espessa camada de verniz. Enquanto a Bielorrússia, a Ucrânia e a Rússia ainda “enrolavam” algo, apenas vagamente parecendo móveis normais.

Móveis soviéticos

O desenvolvimento desta indústria avançou devagar. Isto foi devido à difícil situação econômica. De qualquer forma, sempre disseram que nos anos do pós-guerra o país estava arruinado. E o estado não estava pensando em quão confortável era para seus cidadãos, mas em fornecer a todos os mais necessários. Embora, se você olhar para a Alemanha no período pós-guerra, eles rapidamente se recuperaram e começaram a fabricar produtos de alta qualidade para a melhoria da casa, que não era apenas atraente, mas também funcional.

Um dos exemplos bem sucedidos do desenvolvimento da produção europeia de elementos interiores foi a IKEA. A propósito, foi dela que a maioria das amostras de móveis produzidos na URSS no período do pós-guerra foram anuladas. Mas se os fabricantes europeus se distinguiam pela qualidade dos bens manufaturados, tanto em termos de tecnologia de produção quanto em termos de funcionalidade e estética, então na URSS tudo se tornava um tanto infeliz e desonesto - especialmente em termos de ergonomia e atratividade da aparência.

Então, vale a pena considerar em mais detalhes amostras de móveis soviéticos. Ela era tão forte e confiável?

O chamado "muro" - móveis de gabinete, que ocupavam a maior parte do quarto, especialmente no Khrushchev. Eles faziam de aglomerado grosso, então todas as portas eram tão pesadas que se deformavam muito rapidamente sob seu próprio peso. Acessórios de baixa qualidade também contribuíram para isso. O verniz muitas vezes lascou, após o que a sua posterior destruição e delaminação do cartão teve lugar no local de clivagem. Soltando tal porta no seu dedo do pé, poderia facilmente ser quebrado.

Apesar do fato de a ideia ter sido tirada da Ikea sueca, a implementação estava atrasada tecnologicamente e em termos de design. Portanto, a aparência e a qualidade durante a operação não estavam no mesmo nível.

Mesas de livros dobráveis. Esta é outra "obra-prima" da produção soviética. Como regra, as pernas eram tão soltas que precisavam ser fixadas com braçadeiras e parafusos. Desde então, o produto era impossível de operar. E quando dobrados, eles permaneciam maximamente não funcionais.

Conjuntos de cozinha. Aglomerado de baixa qualidade, design sem atrativos, mesmo naqueles dias. Tudo isso faz com que esses móveis sejam muito estranhos. Um conjunto de cozinha completo às vezes era impossível de obter devido ao fato de que os gabinetes no lugar sob a pia podiam diferir na aparência do resto da estrutura.

Sofás sofá. O principal objetivo deste tipo de mobiliário era economizar espaço em uma pequena sala. Mas dormir era desconfortável, tanto para uma pessoa como para o outro. Isto foi devido a uma falha de design. Já as partes individuais tinham um ligeiro viés em direção ao centro. Portanto, dormir em tal sofá o tempo todo rolou para o meio.

Sentar-se em tal sofá também era inconveniente, já que sua profundidade não correspondia às características anatômicas da estrutura humana. Tudo isso aconteceu devido ao fato de que durante o projeto eles foram muito negligentes nas características anatômicas e ergonômicas.

Como pode ser visto em todos os itens acima, a maioria dos problemas está relacionada especificamente à aparência e facilidade de uso. Mas a própria qualidade dos materiais de que o mobiliário foi feito mostrou resultados incrivelmente altos em termos de resistência ao desgaste.

O principal problema não estava na qualidade do material, mas na eficiência da conexão, integração e funcionalidade.

Por que a mobília soviética serviu por muito tempo, mas não moderna?

Se compararmos móveis soviéticos com objetos de produção estrangeira do mesmo período, então, indubitavelmente, ele perdeu para suas contrapartes estrangeiras em termos de conveniência. Isto foi devido ao fato de que muita atenção foi dada ao conforto no exterior.

Se compararmos o mobiliário soviético com o que é produzido no espaço pós-soviético agora, então há um viés reverso. A aparência e as características operacionais dos produtos modernos são aprimoradas e a qualidade se tornou muito pior. Isto é devido ao desejo dos industriais que trabalham neste nicho para obter o máximo lucro com um investimento mínimo. Mas, como economizar em design e conveniência significa perder para os concorrentes, as empresas de móveis são forçadas a procurar outras maneiras de reduzir o custo de seus produtos. É aqui que ocorre a economia na qualidade. Isso nem sempre é visível imediatamente após a compra, mas só se manifesta após um determinado período de uso, que é o que os fabricantes modernos usam.

No mundo moderno, simplesmente não é lucrativo produzir bens de alta qualidade, caso contrário, em 10 anos você não virá para comprar um novo sofá, mas continuará a dormir em um bom e velho.

Deixe O Seu Comentário