É possível colocar um tapete em um piso quente

No começo estava quente. A beleza veio depois. É assim que você pode resumir brevemente a história da evolução dos tapetes - um revestimento projetado para proteger os pés dos moradores do frescor do piso. A estética vem à tona apenas quando a necessidade de propriedades de isolamento térmico de um elemento decorativo do interior desaparece. Com isso em mente, parece que a questão do carpete no piso aquecido foi resolvida. Mas, infelizmente, nem tudo é tão simples.

Dados de origem

A evolução dos dispositivos de aquecimento levou ao fato de que a variedade de sistemas de aquecimento nos faz pensar seriamente em escolher um deles. Isso também afetou os andares quentes, entre os quais existem:

  • estacionário, montado sob um revestimento superior com alta condutividade térmica (laminado resistente ao calor especial, telha cerâmica);
  • móvel, colocado em cima do chão em qualquer lugar conveniente.

Entre os primeiros distinguir sistemas de aquecimento de água e elétrico. Uma característica distintiva do último é o aquecimento desigual, controle de temperatura mais suave e compatibilidade com sensores de controle automático. A gama de opções móveis se resume a modelos de cabo, carbono ou filme que exigem proteção adicional contra o estresse mecânico.

Tapetes, independentemente do material de que são feitos, também podem ser divididos em duas grandes categorias:

  • quente - caracterizado por baixa condutividade térmica, o que é conseguido devido à estrutura densa e longa pilha;
  • decorativo - não protegendo do frio, fino ou grosso, mas delicado, com grandes buracos.

A resposta à pergunta “é possível” colocar um tapete em um piso quente depende de uma combinação dessas duas variáveis.

Em que circunstâncias

Se o aquecimento de pavimento estacionário estiver montado como o sistema de aquecimento principal, o isolamento térmico adicional com uma cobertura de pavimento reduzirá a sua eficácia. Especialmente quando se trata de grandes carpetes ou tapetes grossos. Além disso, um obstáculo tão sério agravará o dissipador de calor dos elementos de aquecimento. E se os sistemas de água tiverem uma margem de segurança suficiente neste caso, então os sistemas elétricos podem simplesmente queimar.

O reverso da moeda é a segurança do tapete. No inverno, quando o sistema de aquecimento está operando a plena capacidade, o material sintético e o carpete simplesmente não suportam cargas - o tecido é deformado e descolorido. Os materiais naturais também sofrem de tal tratamento, mas são capazes de "viver" mais que os elementos de aquecimento elétrico.

Se é absolutamente insuportável, você pode colocar um tapete e, por baixo, conectar um sensor de temperatura de controle ao aquecimento. Assim, danos materiais serão evitados. Mas você terá que esquecer o conforto da casa nas geadas de inverno - os móveis não serão cobertos com gelo, mas também não haverá calor na casa.

Quando pode

Pequenos tapetes decorativos perto de móveis estofados são sempre permitidos. Cobrir uma grande área da tela no piso aquecido é permitido somente com sua alta condutividade térmica. E mesmo assim, é melhor escolher tapetes duráveis ​​ou tecidos feitos a partir de materiais naturais - os sintéticos não durarão muito tempo.

Quanto ao piso radiante móvel, eles precisam de um carpete - essa é a proteção contra o estresse mecânico. É verdade que você ainda não deve usar opções muito densas e veladas - com esse revestimento, a eficácia dos aquecedores diminui, e seu circuito requer a conexão de controladores automáticos de temperatura. A melhor opção é produtos sintéticos resistentes ao calor ou tecidos naturais de densidade média. Vamos dizer uma pilha curta. Mas é melhor recusar cores e padrões brilhantes - não se sabe se o corante suportará o teste de temperatura.

Deixe O Seu Comentário