Monitor de contraste dinâmico que é melhor

Ao comprar um monitor de cristal líquido, é importante levar em conta muitas características e, se possível, ter um conceito sobre elas antes mesmo da aquisição. Ao descrever um produto, muitas vezes você pode se deparar com um parâmetro como "contraste dinâmico", o que geralmente gera muitas dúvidas entre os consumidores. Vamos tentar entender o que é e o que importa. No entanto, primeiro você precisa descobrir o que mais procurar ao escolher e qual contraste dinâmico é melhor?

A resposta a esta pergunta depende do objetivo da compra. Se você processar fotos profissionalmente, algumas propriedades serão importantes para você, se você trabalhar com grandes matrizes de dados - outras, jogar videogames modernos - a terceira. Você realmente não precisará de todas as qualidades anunciadas nos comerciais, e algumas delas são exclusivamente movimentos de marketing que não trazem nenhum benefício para o consumidor.

Os principais parâmetros que geralmente são enfatizados são:

  • tempo de resposta;
  • ângulo de visão;
  • brilho
  • número de cores exibidas;
  • permissão;
  • contraste: estático (natural) e dinâmico.

Vamos nos debruçar sobre o último deles em mais detalhes.

Primeiro você precisa responder a pergunta, o que significa o conceito de "contraste"? Por via de regra, esta palavra refere-se à sua variedade estática ou natural. Pode ser mais claramente mostrado como o resultado da fórmula: “a parte mais clara da imagem / mais escura”. Quanto maior a diferença entre eles, maior o contraste, no segundo caso, devido à menor diferença, todas as áreas escuras sofreram, tornando-se preto de cinza claro.

ATENÇÃO! Se na descrição do monitor você vê grandes indicadores de contraste estático, isso não significa que você obterá exatamente esse resultado.

O truque dos fabricantes é que, ao medir a parte da luz, é utilizada uma imagem artificial mais brilhante, que não pode ser encontrada durante a operação normal, e ao medir a escuridão, o sinal é simplesmente desligado. Nesse caso, a única coisa em que você pode confiar são as revisões on-line.

Qual é a diferença no contraste dinâmico? Como o nome indica, é formado a partir de uma imagem em dinâmica, movimento, e isso acontece automaticamente, sem a sua intervenção. Ou seja, o monitor ajusta independentemente o nível de luz de fundo, dependendo da proporção de partes claras e escuras da imagem a cada segundo de tempo.

Um exemplo simples: quanto mais escura a imagem geral, menos luz é aplicada à tela e, consequentemente, mais brilhante é a mais. Por um lado, isso é bom, no primeiro caso, a imagem se torna mais profunda, no segundo - mais brilhante. No entanto, um significativo menos é que cada vez que a parte oposta sofre. Ou seja, na imagem escura, os LEDs não são fortes o suficiente para exibir corretamente suas partes claras, e vice-versa, na imagem brilhante eles queimam tanto que eles também iluminam áreas escuras que deixam de ser escuras.

Segue-se daí que uma propriedade muito mais importante é o contraste estático do que dinâmico.

Fabricantes de monitores de LED com uma função de luz de fundo local estão atualmente se aproximando de um compromisso. Isto significa que em movimento o nível de iluminação da tela não muda completamente, como no exemplo acima, mas em partes: alguns LEDs acendem com força total, outros menos, outros não acendem. Assim, é obtida uma imagem de contraste de alta qualidade com cores preto e branco claras.

Em primeiro lugar, como mencionado anteriormente, você não deve prestar atenção aos números fornecidos pelos fabricantes e comerciantes, uma vez que eles não têm nada a ver com a realidade. Você pode ser aconselhado a confiar em seus olhos ao escolher uma loja, mas também não é tão simples: os vídeos exibidos nas telas para fins publicitários são o mais próximo possível do ideal e são muitas vezes superiores em qualidade ao que você observará durante o trabalho real. A única saída nesta situação é ler as resenhas.

IMPORTANTE! Como, no momento, um único padrão para medir o contraste ainda não foi criado, cada um recorre ao seu próprio método, que fornece resultados completamente diferentes ao verificar os mesmos modelos.

Na maioria das vezes, os dois métodos a seguir são usados:

  • medir a diferença entre uma imagem de teste completamente preta e uma completamente branca;
  • Método ANSI.

O primeiro é muito menos eficaz, porque no trabalho real com pólos tão pronunciados você encontrará extremamente raramente. O segundo, que representa os indicadores médios do contraste da imagem com um fragmento de um tabuleiro de xadrez, parece muito mais apropriado.

Deixe O Seu Comentário