É possível colocar linóleo no linóleo

Fabricantes de revestimentos de piso oferecem uma ampla gama de produtos que são usados ​​para pisos em instalações residenciais e industriais. Ao mesmo tempo, o linóleo, fabricado há décadas, não perde popularidade devido à sua confiabilidade e durabilidade. O uso de polímeros modernos na camada protetora e a base de espuma feita de poliésteres torna possível usar este material não apenas em instalações domésticas, mas também em instalações comerciais.

É possível colocar linóleo no linóleo

A possibilidade de colocar um novo revestimento em um antigo tem sido uma questão de disputa a partir do momento em que este material apareceu em produção. Existem duas opiniões opostas, cada uma delas tem o direito de existir. Ao realizar reparos em um apartamento ou em outras instalações, a pergunta: “é possível colocar uma nova camada em cima da antiga?”, Faz você pesar todos os prós e contras antes de começar a trabalhar. Depois disso, todos determinam seu próprio método para colocar um novo revestimento.

Colocar um novo linóleo no antigo é possível, sujeito às seguintes condições:

  • a camada inferior deve estar firmemente fixada à base do piso e não ter deslocamentos ou pontos inchados;
  • o revestimento antigo não pode ter rachaduras ou desgaste, caracterizado por uma alteração na espessura, porque isso afetará a topografia da camada superior;
  • o velho revestimento deve ser colocado sobre uma mesa uniforme, e o linóleo colocado sobre o relevo das lajes de concreto, como era feito com frequência nos tempos soviéticos, é desmontado;
  • a vida da camada inferior não deve exceder sua idade real, porque entrará em colapso sob um novo revestimento, e isso afetará a qualidade do piso;
  • a primeira camada não pode ter fungos ou mofo, uma vez que o revestimento levará à criação de uma atmosfera favorável ao seu crescimento.

ATENÇÃO A presença de pequenos danos na superfície antiga é reparada antes da colocação da segunda camada. É importante que a diferença de relevo em toda a superfície não exceda 1,5 mm!

As vantagens de tal solução

Primeiro de tudo, colocar um novo revestimento em cima do antigo economizará muito tempo e esforço, já que você não terá que desmontar a primeira camada e preparar a superfície para a colocação do linóleo. É claro que você não terá que gastar dinheiro com essas obras e também poderá evitar o acúmulo de poeira e sujeira inerentes à construção. Usar a primeira camada como camada de base aumentará o isolamento de som e calor da sala e tornará o piso mais suave, o que é importante para salas de estar.

Desvantagens da solução

Ao colocar uma camada em cima da outra, há riscos dos seguintes problemas:

  • com a inspeção desatenta do linóleo antigo, o molde se espalhará sobre o revestimento recém-colocado;
  • a formação de vincos e ondas, especialmente com uniformidade insuficiente da camada inferior;
  • o uso de móveis pesados ​​deixará uma marca no revestimento macio da segunda camada;
  • a complexidade de reparar defeitos que apareceram durante a operação.

Como colocar linóleo no linóleo

Antes de colocar o linóleo no linóleo, você precisa entender que o revestimento usado é:

  • homogêneo - usando uma camada;
  • heterogêneo, que inclui de 2 camadas de vários materiais constituintes.

O último tipo de linóleo é frequentemente colocado sobre uma base de concreto, uma vez que numerosas camadas são um substrato de qualidade para a colocação do revestimento. Um material homogêneo será relevante para aplicar ao colocar uma segunda camada em cima da existente, que se tornará uma boa superfície de revestimento ao colocar o revestimento superior.

AJUDA Linóleo homogêneo tem um alto nível de desgaste, baixo custo, mas uma pequena variedade de escolha de padrões.

Colocar uma nova camada no primeiro não difere fundamentalmente da instalação usual do linóleo. É importante limpar e secar a superfície para que a sujeira do revestimento antigo não se faça sentir, emitindo um odor desagradável.

Como colocar o linóleo no linóleo com suas próprias mãos

Antescomo colocar você mesmo um novo revestimento em cima do antigo, liberte a sala dos móveis para a distribuição uniforme do linóleo em toda a área. O procedimento de assentamento permanece o mesmo da base de concreto.

Como ficar

Para corrigir a camada superior para o primeiro, existem vários métodos:

  • usando fita dupla face, eles só levam em conta que as ondas podem aparecer quando a temperatura muda;
  • usando cola comum para linóleo à base de PVA, ela é enrolada ou manchada com um pincel, mas é preciso lembrar a complexidade de desmontar a camada colada;
  • utilizando composições de fixação, que primeiro cobrem a superfície, deixam secar, e depois assentam e pressionam. Tais misturas não permitirão que o novo revestimento se mova, mas quando desmontadas, podem ser facilmente removidas.

Características do trabalho - estágios

Ao colocar o linóleo, é importante considerar cuidadosamente todas as nuances da instalação e observar a seguinte ordem:

  • Meça a sala, adicionando 5-10 cm de cada lado, e ordene os padrões necessários de linóleo. O tamanho aumentado é tomado para cobrir possíveis defeitos no edifício: cantos irregulares, diferenças entre paredes idênticas visíveis.
  • Limpe e lave o revestimento antigo e deixe secar completamente. Em seguida, verifique se há irregularidades usando a regra com um nível de água. Esta ferramenta deve mostrar em todos os ângulos e planos que o nível corresponde ao horizonte, se não, então esse defeito precisa ser corrigido. O alinhamento é realizado usando substratos de várias espessuras.
  • Ao examinar e nivelar, eles prestam atenção à presença de rachaduras e buracos no revestimento antigo, que estão sendo reparados. Se necessário, algumas áreas são despejadas com uma betonilha, especialmente se a base for destruída sob a camada antiga. Pequenos pedaços de molde são removidos, a área ao redor é limpa e toda a superfície é nivelada usando a regra.

ATENÇÃO A presença de fungos no revestimento antigo, que são visíveis em uma pequena quantidade na superfície, e quando removidos, sua presença sob toda a primeira camada é determinada, requer a desmontagem completa do linóleo antigo.

  • Depois de completar o trabalho preparatório, espalhe uma nova camada, corte todos os lados para que não toquem nas paredes. As ondas são endireitadas e deixadas em repouso por vários dias para que o revestimento tenha a forma desejada no plano horizontal.

IMPORTANTE Durante todo o tempo de encolhimento do linóleo, a temperatura na sala é mantida em + 18-22 graus. A não observância deste requisito levará à formação de ondas durante a operação adicional!

  • Se a mudança nas dimensões lineares implicasse o alongamento do revestimento de tal forma que encostasse contra uma ou mais paredes, então o material é novamente cortado e mantido por mais um ou dois dias.
  • As juntas para encolher se sobrepõem. O corte de encaixe é feito simultaneamente em duas partes em um único movimento, após ter colocado previamente um pedaço de madeira compensada ou papelão sob a linha de corte.
  • Agora, escolhendo o método de aplicação para colar ou fixar a composição, espalhe a superfície traseira com a mistura e fixe o revestimento na posição desejada.

Como corrigir juntas

Um dos métodos mais comuns para unir o linóleo é o corte suave de ambos os lados, colando as bordas unidas à base, no nosso caso, ao revestimento antigo. Este método não requer ferramentas e materiais adicionais. Mas na construção, outros métodos são usados:

  • soldagem com polietileno;
  • soldagem a quente;
  • soldagem a frio tipo A;
  • soldagem a frio tina C.

A soldagem convencional envolve a colagem de bordas bem cortadas de linóleo a uma fita de polietileno, que é pré-posicionada sob a costura e revestida com cola PVA. Então eles são aquecidos usando um ferro.

IMPORTANTE Ao alisar as juntas coladas, um jornal ou outro papel é colocado sob o ferro, de modo a não danificar a superfície externa do revestimento.

Para solda quente, use um fio especial e um secador de cabelo para construção. O espaço entre as bordas é deixado sob o tamanho do cordão, com a ajuda de um dispositivo especial e um secador de cabelo, as superfícies necessárias são unidas. A soldagem a frio dos tipos A e C envolve o preenchimento da folga entre as bordas com uma mistura especial de adesivo líquido, que endurece com o tempo. A diferença é apenas no tamanho do intervalo.

Tendo estudado as informações acima, o consumidor determinará independentemente a possibilidade e o procedimento para a colocação do linóleo no topo do revestimento antigo, o que permitirá a colocação correta do revestimento do piso.

Deixe O Seu Comentário