Ajuste da válvula de gás da caldeira

Se antes a caldeira foi ajustada simplesmente - girou a válvula no queimador e aumentou ou diminuiu a pressão do gás, então a automação moderna faz tudo sozinha. Mas mesmo nele existem avarias que exigem ajustes na automação. Considere como funciona uma moderna caldeira a gás.

Descrição e funções de uma caldeira a gás

Um aquecedor simples consiste de uma câmara de trocador de calor, um queimador de gás e ventilação. A operação de todos esses sistemas é controlada pela automação.

O dispositivo de segurança das caldeiras a gás possui um sistema de proteção de múltiplos estágios:

  1. Ao acender, você precisa não apenas girar o botão de fornecimento de gás, mas também segurá-lo por um tempo até que a válvula solenoide (6) opere. Isso evita vazamentos acidentais de gás no dispositivo.
  2. O sensor de retorno (8) responde ao fluxo de fogo do queimador para a sala. Isso pode ocorrer com rajadas súbitas de vento, um mau funcionamento da chaminé e do queimador entupidos. Graças a este controlador, o fluxo de gás quando ocorre o retrocesso é automaticamente desligado e as pessoas não podem receber envenenamento por monóxido de carbono.
  3. O sensor de temperatura (7) protege a caldeira do sobreaquecimento, incluindo gás, conforme necessário. Graças a ele, a temperatura no sistema de aquecimento é mantida na marca definida pelo usuário.

Os sistemas de controle em caldeiras a gás podem ser autônomos ou voláteis. O segundo requer uma conexão com a rede elétrica.

Ajuste da caldeira a gás

Se a automação começou a funcionar incorretamente, houve falhas no seu funcionamento, então você precisa encontrar o motivo e ajustar o sistema de controle ou substituir os elementos defeituosos.

IMPORTANTE! Não ignore os maus funcionamentos, mesmo que ocorram apenas ocasionalmente. Pode custar a vida de você e seus entes queridos.

Considere os problemas mais populares que você pode resolver:

  • "A caldeira aqueceu maravilhosamente no outono, e no inverno está frio na casa." Isso, na verdade, não é um colapso, mas apenas a necessidade de controlar a temperatura de aquecimento. No corpo de qualquer caldeira a gás há um termostato. Pode parecer uma alça giratória com uma escala, botões com uma tela de temperatura, uma escala com um controle deslizante. É o suficiente para definir um valor de aquecimento mais alto, pois a casa ficará imediatamente mais quente.
  • “Ao acender, a válvula solenóide não funciona, o quanto não pressiona a alça”. A falha mais comum que requer substituição de válvula.
  • "A caldeira queima normalmente, mas depois de algum tempo, o algodão é ouvido e tudo se desliga." Como regra, aqui estamos lidando com a operação de automação. Mas a razão para o "algodão" terá que descobrir. É melhor convidar especialistas.

IMPORTANTE! Não coloque a válvula EM defeituosa e não a atole! Ele é responsável pelo fornecimento de gás e, se você consertá-lo, o resto da automação será inútil. Quando o queimador sai ou quando o calado está de volta, corre o risco de simplesmente sufocar.

Conclusão

Em conclusão, deve recordar-se que todo o equipamento de gás é uma fonte de perigo acrescido. Não gire nada no sistema de controle da caldeira, interfira na operação de controladores, queimadores e sensores. O gás é invisível e não tangível, e seu vazamento é muito mais difícil de detectar do que fiação defeituosa ou vazamento de tubulações de água. Se for necessário instalar, substituir, reparar ou ajustar a caldeira a gás, é melhor convidar especialistas.

Deixe O Seu Comentário