Instalação de caldeira de pellets

Nem todo edifício residencial tem a oportunidade de se conectar ao gasoduto principal, e o custo dos recursos energéticos aumenta a cada ano. Portanto, os consumidores estão usando cada vez mais caldeiras de combustível sólido para aquecimento de espaços. As variedades mais populares entre elas são as pelotas.

Combustível para caldeiras de pellets são pellets especiais prensados ​​de resíduos de madeira e agricultura, que são chamados de pellets.

Vantagens de caldeiras de pellet:

  • Alta eficiência de 87 a 97%;
  • Uma pequena quantidade de cinzas, para que a unidade possa ser limpa uma vez por semana;
  • Autonomia Não há necessidade de um fornecimento constante de combustível. Graças à colocação de pellets no compartimento de combustível, a partir do qual eles entram automaticamente no forno;
  • Longo prazo de operação - mais de 25 anos;
  • Amizade ambiental.

Antes de instalar o aquecimento da pelota, você deve primeiro calcular a perda de calor, selecione o desempenho desejado, dependendo da área aquecida da sala. Os requisitos gerais para a instalação de agregados de pellets são fornecidos abaixo.

O equipamento de pellets deve ser instalado em uma sala separada, como uma garagem ou porão, se isso não estiver disponível, uma extensão deve ser feita. O piso da sala da caldeira, de acordo com os requisitos, deve ser feito de material durável e não combustível. Por exemplo, do concreto, também é possível alinhar com folhas de metal. O local onde a caldeira será instalada deve ter uma elevação de concreto, com 10 a 20 centímetros de altura.

A sala da caldeira deve ser aquecida, ter uma temperatura de ar de pelo menos + 10, com umidade moderada, a fim de prolongar a vida útil do equipamento. O equipamento deve ser de livre acesso para que os reparos e a manutenção possam ser facilmente realizados. A ventilação interna deve ser projetada de acordo com a capacidade indicada no certificado do equipamento.

A instalação do equipamento é baseada na documentação do projeto, de acordo com o SNiP e os requisitos de segurança. O trabalho de instalação tem o direito de levar a cabo trabalhadores com as qualificações apropriadas.

IMPORTANTE: Ligações, cintas ou ajustes injustos do dispositivo de aquecimento podem levar a um aumento do consumo de combustível, redução da eficiência, bem como à falha de peças da caldeira.

Naturalmente, você pode instalar a unidade por conta própria se tiver conhecimentos especiais, mas é melhor procurar ajuda qualificada de uma organização especializada que tenha uma licença de construção.

O estágio principal e importante da instalação é um projeto executado profissionalmente. É seguido por tais etapas para a instalação de equipamentos de aquecimento:

  • Fase preparatória. Inclui preparação de uma sala de caldeira, construção de uma colina de uma caldeira, instalação de uma chaminé, ventilação;
  • Instalação da unidade de aquecimento em uma colina;
  • Ligação dos tubos do sistema de aquecimento e abastecimento de água quente à caldeira;
  • Conexão do duto da chaminé;
  • Configurando e iniciando o aquecedor.

Trabalho preparatório

Uma sala de caldeiras deve ser preparada - nivelar e fortalecer a fundação, que deve suportar um peso de até 200 kg. De acordo com os requisitos, a caldeira é instalada verticalmente, portanto, não deve haver viés. A base deve ter uma superfície à prova de fogo.

A fiação é necessária para a automação do dispositivo de aquecimento e para a iluminação da sala da caldeira, o que proporcionará conveniência durante a operação. Construção de uma chaminé como sanduíche, com pelo menos 5 metros de altura. Uma chaminé e ventilação também são instaladas.

Instalação e tubulação de caldeiras

Instalação e ligação ocorre na seguinte sequência:

  • A caldeira trazida é montada no pódio;
  • O compartimento de combustível e os pellets de alimentação do trado são montados;
  • O pente de distribuição está conectado;
  • Instalação de um tanque de expansão e válvulas de parada;
  • A caldeira está conectada ao circuito que alimenta o refrigerante e o circuito de retorno.

Ligação da chaminé, arranque e comissionamento

Após o sistema ter sido preenchido com refrigerante (água, etilenoglicol ou propilenoglicol), deve ser feita uma conexão com a chaminé. Além disso, o diâmetro da chaminé deve corresponder ao diâmetro do tubo de saída. E a altura da chaminé - requisitos técnicos.

Um diâmetro apropriado proporcionará boa tração, independentemente da força do vento e da temperatura do ar. Boa tração é a chave para o funcionamento eficaz do equipamento de pellets. Mas este tipo de caldeira tem medo de forte tração, mas muito pequeno não funcionará. Portanto, para resolver esse problema, use um estabilizador de tração ou uma trava deslizante.

Na maioria das vezes, a chaminé é feita de um tubo de metal, no qual as escotilhas são construídas para limpeza adicional. Além disso, a chaminé deve ser equipada com um dispositivo para drenagem de condensado e seu isolamento. Um passo importante é o frisado, se for feito mal, haverá um vazamento de gases de pirólise, o que levará a uma diminuição na eficiência.

Depois de realizar o teste de partida e ajuste. Um aparelho não resolvido causará tais problemas: a caldeira irá fumegar, sufocar, sair e os pellets não serão completamente queimados.

IMPORTANTE: O trabalho de ajuste em agregados de pellets deve ser realizado no primeiro start-up.

Deixe O Seu Comentário