Princípio de funcionamento de um forno de óleo usado

Um exemplo de estruturas cuja operação reduz o impacto negativo sobre o meio ambiente pode ser chamado de forno de aquecimento, onde qualquer óleo usado é usado como combustível, da transmissão para o vegetal. Portanto, não há problemas de combustível para tais estruturas. Além disso, você não precisa comprar materiais caros para a fabricação da própria unidade de aquecimento. Para estes propósitos, um propano usado ou cilindro de oxigênio, sucata metálica de construção, é adequado.

Princípio de funcionamento de um forno de óleo usado

Tal unidade baseada na pirólise funciona quando a decomposição e a gaseificação ocorrem durante a queima de combustíveis fósseis. Inicialmente, quando aquecidas, as complexas cadeias de nitrogênio-carbono das moléculas de óleo são divididas em elementos químicos, após o que são oxidadas pelo oxigênio e depois resfriadas, transformando-se em nitrogênio seguro e vapor de água na mosca.

Se a fornalha for projetada corretamente, todos os tamanhos e formas são observados, então o combustível queimará com o maior retorno, e as partículas de carbono na forma de fuligem e fuligem não se estabelecerão na chaminé.

Em tal dispositivo de aquecimento, três zonas são distinguidas:

  • no primeiro, os vapores do óleo aquecido a ferver são queimados;
  • no segundo - gaseificação de lixo;
  • o terceiro é uma câmara para queimar substâncias combustíveis e reduzir o salto de temperatura.

Na câmara inferior é um reservatório com óleo usado. Ao ferver combustíveis fósseis, o forno entra em operação. O vapor resultante acende. Os escoamentos turbulentos que surgem na primeira zona desempenham o papel de um limitador e a mistura de queima devido a isto não tem livre acesso à zona de pirólise. Assim, a auto-regulação ocorre. Além disso, sob a influência da força inercial, os gases queimados são torcidos em uma corrente de vórtice.

O ar necessário para queimar a exaustão é fornecido através de uma janela com um obturador, com a ajuda da qual a velocidade de combustão do óleo e a potência da unidade de aquecimento são controladas. Se o obturador estiver completamente fechado, o forno se apagará.

O vapor de óleo envolvido em um feixe espiral entra na câmara de pós-combustão de alta temperatura. Na verdade, este é um tubo com um certo diâmetro e comprimento, com muitos orifícios para o ar. Aqui, o gás é misturado ao oxigênio e o processo de oxidação é bastante intenso. A temperatura nesta zona pode atingir os 900 ° C e superiores, o que faz com que o azoto se torne mais activo. O nitrogênio e os óxidos de carbono são coletados no topo da zona de pirólise.

A queima completa de produtos de gaseificação não queimados ocorre na câmara superior do forno. Suas características de projeto são tais que permitem uma diminuição no salto de temperatura. Perdendo a atividade em baixas temperaturas, o nitrogênio é novamente substituído por oxigênio. Assim, na saída nós adquirimos nitrogênio seguro em um estado gasoso, vapor de água aquecido. Monóxido de carbono sólido é emitido através de uma chaminé.

Vantagens e desvantagens de fornos de trabalho

Simplicidade de design, baixo consumo de combustível, facilidade de operação - esses são os fatores que tornam essas unidades de aquecimento especialmente atraentes. Além disso, eles têm várias vantagens:

  1. Efetivamente e rapidamente aquecer espaços interiores.
  2. Independente da disponibilidade de eletricidade ou gás.
  3. Você pode usar o forno para cozinhar.
  4. As dimensões e o peso da estrutura permitem que ela seja transportada, se necessário.
  5. Falta de fogo aberto.
  6. O forno permite que você queime o óleo usado e seus vapores e, se as condições de operação forem observadas, ele não é perigoso.

Apesar do grande número de vantagens, este design tem muitas desvantagens:

  1. A necessidade de filtrar o óleo, caso contrário, as impurezas presentes podem entupir o tubo de alimentação.
  2. Uma chaminé muito alta é necessária para criar um calado com mais de 4 m de altura.
  3. Superfícies de equipamentos de alta temperatura.
  4. A chaminé e o fogão devem ser limpos diariamente.
  5. Sujeira no quarto, ruído durante a operação e um odor desagradável.
  6. Possibilidade de fogo se a câmara de combustão transbordar com a mineração.
  7. A unidade de aquecimento só apaga quando o combustível está completamente queimado.

IMPORTANTE! Você só pode começar a limpar o forno depois de ter esfriado completamente.

Campo de aplicação

Os fornos de óleo usado também têm outros nomes: pistolas de aquecimento, aquecedores. Eles raramente são usados ​​para aquecimento de instalações residenciais, uma vez que devido à presença de superfícies quentes, o ar é seco. Mas eles são ideais para instalações industriais, porque eles aquecem o ar muito rapidamente.

Normalmente eles são usados ​​para aquecimento de estufas e garagens, estações de serviço e lavagens de carros, etc. Desenhos modificados com uma bobina podem ser incluídos em um sistema de aquecimento de água.

Deixe O Seu Comentário