O que é um umidificador de ar para?

Protegendo-nos do pó da rua, da exaustão do carro, do calor e do frio, somos forçados a fechar as janelas com força. Isso impede não só a entrada de substâncias nocivas em casa, mas também impede o fluxo de ar fresco.

Você já sentiu cansaço, colapso sem motivo aparente? A causa do mal-estar pode ser ar muito seco no apartamento. Você pode ajustar a faixa de umidade com um umidificador. Tal dispositivo será uma verdadeira salvação no calor do verão e ajudará a se livrar de sintomas desagradáveis ​​para pessoas que sofrem de alergias crônicas.

Funções do instrumento e escopo do umidificador

Os médicos concordam que quanto mais uma pessoa ventila uma sala de estar, menos frequentemente ela fica doente com infecções virais. É importante não só não impedir a penetração de ar fresco no apartamento, mas também manter um nível de humidade favorável nos quartos. Um umidificador de ar vai ajudar. O dispositivo executa várias funções:

  • limpa o ar de poeira e impurezas nocivas;
  • elimina cargas eletrostáticas;
  • enriquece ar com umidade.

O sistema de equipamentos climáticos é usado em vários campos. Primeiro de tudo, as pessoas compram um dispositivo para cuidar de sua própria saúde. O teor reduzido de umidade no ar afeta negativamente a condição geral de uma pessoa. Dores de cabeça severas começam a perturbar, a respiração é difícil, há compressão no peito. Contra o pano de fundo desses sintomas, uma pessoa experimenta fraqueza, mal-estar e fadiga constante.

Um umidificador será uma salvação para pessoas que sofrem de doenças crônicas do sistema respiratório. O dispositivo fornece uma função de inalação, que é adequada para a realização de procedimentos médicos em casa.

Atenção! Para o bem-estar, a pessoa precisa manter um nível de umidade no ar na faixa de 40 a 70%.

Um umidificador é um excelente achado para donas de casa envolvidas no cultivo de flores no apartamento. O ar seco afeta negativamente as plantas, impedindo seu crescimento normal. Para que as flores agradem os olhos ao longo do ano, é necessário manter um microclima normal na sala e controlar a faixa de umidade em 55-70%.

Colecionadores de selos, moedas, livros antigos e outras antiguidades sabem em primeira mão que a preservação de objetos valiosos depende das condições em que são armazenados. Papel e vários metais são extremamente sensíveis a climas áridos. Portanto, filatelistas, guarda-livros de segunda mão, numismatistas consideram um umidificador como um atributo integral de qualquer espaço fechado.

O que é um umidificador de inverno para?

Muitos acreditam erroneamente que umedecer o ar só é necessário no verão. Na estação fria, a faixa de umidade no apartamento também requer correção. O funcionamento de vários aparelhos de aquecimento, baterias, aquecedores e convectores queima oxigênio. Isso é repleto de secura excessiva do ar. Um umidificador ajudará a prolongar a vida útil do equipamento. Quando a eletricidade estática é acumulada, a poeira se instala dentro de laptops, unidades de sistema, televisões e sistemas de alto-falantes.

Para que o equipamento trabalhe por mais tempo e não falhe prematuramente, você precisa monitorar a umidade do ar. Um assistente indispensável neste assunto será um sistema de equipamento climático que elimine as cargas eletrostáticas e minimize a quantidade de poeira em um apartamento, casa ou qualquer outro cômodo.

Qual é o uso do dispositivo para a criança

O nascimento de uma criança é um evento importante na vida de toda a família. Desde os primeiros dias, os pais tentam cercar o bebê com cuidado, criando excelentes condições para ele. Nossas mães e avós também sabiam o quanto é importante manter um microclima em um apartamento. Umidificadores e outros aparelhos novos não existiam naqueles anos, então usavam meios improvisados. Potes de água foram colocados sob as baterias, e toalhas molhadas foram penduradas nos quartos. O ar seco é perigoso o suficiente para os bebês, especialmente nos primeiros dias de vida. Um nível de umidade desfavorável é repleto de muitos aspectos negativos:

  • um grande número de partículas de poeira e micróbios são formados no ar que, quando ingeridos, provocam o desenvolvimento de várias doenças;
  • Microtrincas e feridas podem aparecer na pele do bebê, o que pode causar infecção da pele;
  • o sangue torna-se mais espesso, o que interfere no funcionamento normal dos órgãos internos;
  • devido a condições adversas, a criança pode apresentar uma deterioração na qualidade do sono e na condição geral.

Os médicos dizem que é necessário umedecer o ar no apartamento onde está a criança pequena. Mas em toda boa medida. Especialistas alertam jovens mães: não sature a sala de estar com umidade. Em tal ambiente, o fungo multiplica-se rapidamente, o mofo aparece nas paredes. Esporos de fungos causam reações alérgicas e reduzem a imunidade não apenas de uma criança, mas também de um adulto.

Os pais que instalaram um umidificador de ar em seu apartamento notaram que o sono era normal em crianças pequenas, as condições de pele e cabelo melhoraram significativamente, e doenças infecciosas e alergias se tornaram menos preocupantes.

Como escolher o umidificador certo para casa

Uma ampla gama de dispositivos é apresentada no mercado moderno, projetada para manter um nível favorável de umidade do ar. O principal é não se perder na variedade de amostras apresentadas e escolher a opção mais ideal.

Padrões Tradicionais

Tais dispositivos são chamados de umidificadores do tipo frio, cujo princípio é muito simples. A quantidade necessária de água é despejada em um tanque especial, a umidade entra nos elementos de evaporação. O ar seco através de um ventilador entra no dispositivo, sob pressão passa pelos elementos de evaporação e é enriquecido com umidade. As vantagens dos dispositivos tradicionais são óbvias:

  • preço baixo;
  • existe um modo de não apenas humidificação, mas também purificação do ar;
  • consumir uma quantidade insignificante de eletricidade;
  • fácil de operar;
  • usado para aromaterapia.

Se falamos sobre as desvantagens de tal umidificador, então não há muitos. Cada modelo emite apenas uma certa quantidade de umidade no ar, não mais que 60%. Se o dispositivo tiver filtros antibacterianos, eles devem ser substituídos várias vezes por ano.

Umidificadores a vapor

O modelo mais popular até hoje. O dispositivo funciona segundo o princípio de um bule. Dentro do tanque, a água aquece e evapora gradualmente. Por conveniência, cada modelo é equipado com um higrostato embutido, com o qual você pode controlar o grau de umidificação. O dispositivo tem várias características positivas:

  • não há necessidade de substituição frequente de filtros e cartuchos devido à sua ausência;
  • cobre uma área suficientemente grande da sala;
  • desliga-se automaticamente depois de toda a umidade ter evaporado no tanque.

Fabricantes de umidificadores a vapor desencorajam fortemente a instalação desses tipos de dispositivos em um quarto de crianças. A temperatura do vapor emitido é bastante alta e, se o umidificador não for manuseado com cuidado, a criança corre o risco de queimaduras.

Umidificadores ultra-sônicos

O princípio de funcionamento dos umidificadores ultra-sônicos é baseado em vibrações ultra-sônicas de espalhamento de água. Dentro do dispositivo, o chamado pó de água é formado. O ar seco entra no dispositivo usando um ventilador, passa pelo pó da água e está saturado de umidade. Aspectos positivos do umidificador ultra-sônico:

  • na maior eficiência consome a menor quantidade de eletricidade;
  • não faz barulho e não sobreaqueça;
  • desliga-se automaticamente;
  • hidrata e purifica o ar;
  • difere em uma ampla gama de limites do nível de umidade do ar (até 70%).

Atenção! Para prolongar a vida útil dos filtros, monitore a qualidade da água que está sendo despejada no dispositivo.

O dispositivo é seguro e ergonômico, mas tem um custo muito alto comparado a outros modelos. Mas não hesite, o dispositivo não só irá pagar, mas com o bom funcionamento funcionará por muitos anos.

Complexo climático

Aparelho doméstico avançado. O princípio de sua operação é semelhante a um umidificador tradicional. O dispositivo contém vários tipos de filtros, o que permite lidar com partículas de poeira de diferentes tamanhos, ácaros, smog e odores desagradáveis ​​em ambientes internos. As vantagens do design incluem:

  • alta eficiência de trabalho com tamanhos de unidade relativamente pequenos;
  • a presença de várias funções que não são encontradas em outros umidificadores.

Os proprietários dos sistemas climáticos observam que, apesar do bom desempenho dos dispositivos, eles têm um óbvio menos. Substituição de filtro tem que ser feito com bastante frequência.

Ajuda! Muitos dispositivos deste tipo possuem funções adicionais: ionização e purificação do ar.

Como escolher um bom umidificador

Existem poucas nuances a considerar ao escolher uma técnica. Primeiro de tudo, preste atenção ao desempenho do dispositivo. Pergunte ao vendedor para qual área o umidificador foi projetado. Se você escolher um dispositivo para uma pequena sala, não há motivo para pagar demais por um modelo poderoso projetado para funcionar em uma sala espaçosa.

Um fator importante é o nível de ruído do equipamento. O indicador máximo permitido não é mais do que 40 dB. Para não sentir desconforto ao trabalhar com o dispositivo - escolha um umidificador com um painel de controle simples e claro. Especialistas recomendam prestar atenção especial à questão da segurança. Portanto, é aconselhável optar por um dispositivo que desliga automaticamente se a água não estiver no tanque.

Deixe O Seu Comentário