Como funciona um ionizador de ar?

O princípio básico de operação de todos os tipos de ionizadores é a ionização de massas de ar sob a ação de cargas elétricas de alta voltagem. Observação e estudo de processos físicos e naturais nos permitiram concluir que o número de íons negativos e positivos na atmosfera não é uma constante e pode mudar sob influência externa.

Mais claramente isso ocorre durante uma tempestade. Sob a influência de uma descarga de corona elétrica, as moléculas de oxigênio neutro colidem com elétrons livres com carga negativa. Como resultado, um íon de oxigênio (aeroion) com uma intensidade negativa é formado devido à adição de um elétron adicional.

Estudos médicos provaram que a presença de íons negativos afeta positivamente a condição geral do corpo humano. Na natureza, o equilíbrio ideal de partículas positivas e negativas é mantido naturalmente. Infelizmente, a situação ambiental geral está afetando cada vez mais esse processo.

Uma diminuição na concentração de iões de ar livres carregados contribui para a perturbação da actividade biológica do corpo humano e é um dos factores para a manifestação de várias doenças.

Princípio de funcionamento

O princípio de funcionamento de qualquer tipo de ionizador baseia-se na possibilidade de criar um fluxo de partículas carregadas negativamente entre diferentes eletrodos polares sob a influência de fontes externas de energia. O material para os eletrodos pode ser muito diferente. A forma dos eletrodos também pode variar, dependendo do projeto.

Como funciona um ionizador dentro de casa?

O fluxo de partículas carregadas (elétrons), formadas em eletrodos de polaridade negativa, em uma colisão com moléculas de ar, forma uma certa quantidade de íons negativos de oxigênio.

Se a velocidade dos elétrons for alta o suficiente, eles terão a oportunidade de eliminar mais elétrons das moléculas de ar neutro, aumentando o valor total do fluxo movendo-se em direção aos eletrodos com uma carga positiva.

Por sua vez, o fluxo de partículas carregadas positivamente é atraído para o eletrodo negativo e, ao interagir com ele, contribui para um aumento no número de elétrons emitidos. Os fluxos criados de partículas carregadas formam uma descarga elétrica no ar.e, contribuindo para a formação contínua de íons positivos e negativos de oxigênio.

Que variedade é usada em alojamentos?

Em instalações residenciais, os ionizadores são usados ​​principalmente, o trabalho do qual é baseado na criação de uma descarga de coroa artificial entre os eletrodos, sob a ação de alta voltagem. Os ionizadores domésticos são projetados para uma tensão de 20 a 30 kV. Este intervalo permite criar condições ótimas para a formação de um número suficiente de partículas carregadas.

Em uma voltagem mais baixa, a velocidade e o número de elétrons não são capazes de criar uma diferença de potencial suficiente do campo elétrico, o que contribui para a criação de íons. Com uma tensão de mais de 30 kV, existe a possibilidade de criar descargas de faíscas que contribuem para a formação de compostos que afetam adversamente o corpo humano.

O excesso de ozônio é tão prejudicial quanto sua deficiência

Ao escolher um dispositivo para uso doméstico, você deve se concentrar nesses indicadores. O anúncio de fabricantes de novos desenvolvimentos, ionizadores bipolares ou ionizadores com um limiar reduzido de tensão mínima, isso é apenas um truque de marketing. Não haverá benefício de tais dispositivos.

Propósito de ionizadores domésticos

Todos os tipos de ionizadores domésticos são projetados para criar o equilíbrio ideal de partículas negativas e carregadas positivamente na sala, o que afeta favoravelmente o curso dos processos biológicos no corpo humano.

Quem é recomendado para usar ionizadores de ar

Pesquisas médicas no campo do efeito de íons aéreos carregados no corpo humano provaram que manter artificialmente o equilíbrio ideal de partículas de ar positivas e negativas não apenas cria um ambiente interno confortável, mas também ajuda a prevenir e tratar várias doenças. Segundo os médicos, os ionizadores têm um efeito positivo nas seguintes doenças:

  • Doenças do trato respiratório superior e interno (coriza, laringite, bronquite).
  • Doenças associadas ao sistema cardiovascular.
  • Diferentes tipos de neurose.

Além disso, o uso de um ionizador acelera os processos de recuperação em fraturas e queimaduras. Tem um efeito geral anti-envelhecimento para todo o corpo humano, devido à ativação de processos biológicos.

Contra-indicações para o uso de ionizadores domésticos

Infelizmente, a ativação de processos biológicos no corpo humano nem sempre tem uma orientação positiva. O uso de um ionizador em ambientes fechados não é recomendado para doenças crônicas agudas acompanhadas de alta temperatura.

Neoplasias malignas expostas a partículas carregadas ativam seu desenvolvimento. Portanto, os médicos proíbem o uso de ionizadores para fins domésticos em casos de câncer. Também não é recomendado usar o dispositivo em salas onde as crianças possam estar, com menos de 3 anos de idade.

Como é o ionizador de ar

O design dos ionizadores pode variar. Em condições domésticas, o desenho desenvolvido por Chizhevsky (candelabro de Chizhevsky) é mais usado. Um eletrodo negativo é um ou mais, combinados em um único design, eletrodos finos e pontiagudos. Vários objetos (tubos de aquecimento, tubulações de água, encaixes de parede) podem ser usados ​​como um eletrodo positivo. Em princípio, o eletrodo positivo é simplesmente conectado ao terra.

Nos ionizadores modernos, uma grade de condutores separados é usada como um eletrodo positivo. Dependendo do design, os ionizadores variam em potência, alcance e finalidade. Como funções adicionais, as possibilidades de umidificar o ar interno, criando um fluxo de ar direcionado (ventiladores) e temporizadores do modo de operação podem ser usados.

Assista ao vídeo: Ionizador Ambiente (Abril 2024).

Deixe O Seu Comentário